PERIGO

TEMPESTADE: RS tem cinco alertas para chuvas intensas com risco de granizo

Publicados pelo Inmet e Defesa Civil, alertas são válidos para este sábado, até 16 horas, 18 horas e 23h59

Publicado em: 27/04/2024 14:48
Última atualização: 27/04/2024 14:54

O Rio Grande do Sul tem cinco alertas para tempestades com risco de queda de granizo, entre outros, durante este sábado (27). Três são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dois são da Defesa Civil.


Três alertas são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades no RS Foto: Inmet/Reprodução

Alertas do Inmet para tempestades

O Inmet publicou dois alertas laranja, indicando perigo de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 até 100mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Ainda há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As áreas afetadas pelo alerta que vale até 18 horas de hoje são o Sudoeste, Sudeste, região metropolitana de Porto Alegre, Centro Ocidental e Centro Oriental.

Já o que vai até 23h59, engloba o Centro Ocidental, Noroeste, região metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Centro Oriental, Sudeste, Sudoeste e o Sul de Santa Catarina.

O terceiro aviso é amarelo e indica um potencial perigo de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, além dos riscos já citados. Ele também vale até 23h59 deste sábado.

As regiões afetadas são a Serra, Noroeste, Nordeste, região metropolitana de Porto Alegre, além do Oeste e Sul de SC.

Defesa Civil alerta para chuvas intensas

A Defesa Civil postou dois alertas para chuvas intensas, descargas elétricas, risco de granizo e alagamentos, válidos até 16 horas.

Eles abrangem as regiões Sul, Campanha, Oeste, parte do Centro, os Vales, região metropolitana de POA e o Litoral Norte.

Recomendações

Caso estiver em um local de risco, é recomendado que a pessoa busque abrigo e não atravessar alagamentos a pé ou de carro.

Em momentos de rajadas de vento, o Inmet alerta para que as pessoas não procurem abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Caso esteja em risco ou em uma emergência, ligue para os números 190 ou 193, ou busque informações com a Defesa Civil no 199.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas