O verde se tornou branco, com paisagens repletas de gelo. Flores, bancos e até o chão de madeira ganharam uma camada cristalina ao longo da madrugada desta terça-feira (13), com a geada que ocorreu na Região das Hortênsias.
Em Gramado, os pontos mais fotografados foram o Lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro. Já no início da manhã, por volta das 7 horas, visitantes corajosos enfrentavam os termômetros que marcavam 0°C, para fazer seus registros. O sol fazia brilhar ainda mais o gelo.
Em Canela, na Estrada do Caracol, o fenômeno foi ainda mais intenso. Placas ficaram congeladas e os campos de grama foram completamente tomados pelo branco da geada.
LEIA TAMBÉM: FESTIVAL DE CINEMA: Atores de Oeste Outra Vez entram para a Calçada da Fama; veja fotos
Conforme a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado na cidade, o início da manhã teve temperatura de 0,4°C. Mas a sensação térmica chegou a -2,4°C.
Apesar da geada nas cidades, à tarde deve ocorrer o retorno gradual das máximas amenas, com registro de 16°C.
Segundo previsão da MetSul Meteorologia, o tempo seco deve predominar nos próximos dias. Na quarta-feira (14), a mínima ainda é baixa em Gramado, com marcas de 4°C. A variação térmica, contudo, será alta: a máxima será de 21°C.
A partir de quinta-feira (15), as temperaturas sobem e o calor retornará, com termômetros variando entre 8°C e 24°C. Na sexta-feira (16), nuvens podem aparecer no céu, mas não impedem o aquecimento: mínima de 11°C e máxima de 25°C.
LEIA TAMBÉM