RETOMADA DO TURISMO

Férias de julho aumentam ocupação hoteleira em Gramado; veja como está a movimentação

Para o próximo final de semana, 70% dos leitos já estão reservados na cidade da Serra gaúcha

Publicado em: 24/07/2024 12:59
Última atualização: 24/07/2024 13:07

Julho é período de recesso escolar e de alta temporada em Gramado. A cidade, que teve o turismo e a movimentação impactados pelas chuvas intensas entre o final de abril e maio, muito pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, agora celebra o aumento gradativo da movimentação

Movimentação na retomada do turismo, no Centro de Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O crescimento no número de visitantes é visto em restaurantes, parques temáticos e até mesmo no trânsito. Com congestionamentos na Avenida das Hortênsias e RS-235 sempre mais ao final da tarde, agora, nestas semanas, o tráfego é intenso em diferentes horários - muitas vezes, gerando quilômetros de lentidão. 

Alguns estabelecimentos também registram filas de espera, o que é comemorado por empresários e comerciantes. O último período de maior movimentação foi em final de março, quando Gramado tradicionalmente recebe centenas de milhares de pessoas que desejam comemorar a Páscoa. 

LEIA TAMBÉMBR-116: Construção de ponte provisória entre Nova Petrópolis e Caxias é cancelada; entenda

O público se torna ainda mais presente aos finais de semana. No último, entre os dias 19 e 21 de julho, hotéis e pousadas da cidade tiveram 70% de ocupação, conforme dados da Secretaria de Turismo. 

Enquanto que a média mensal chega a 50% de lotação, as expectativas são novamente positivas para o próximo final de semana, entre os dias 26 e 28. Já são 70% dos leitos reservados. 

"Temos visto cada vez mais a força do turismo de Gramado, a força que a marca Gramado tem apesar das dificuldades do setor e que o Rio Grande do Sul tem enfrentado. Estamos com hotéis com 100% de ocupação no final de semana, 80%  na semana. Fazendo uma média de todos os indicadores, estamos falando de 70% de ocupação aos finais de semana, em um cenário de aeroporto fechado. Isso significa que as pessoas confiam muito em Gramado e são apaixonadas pela cidade", pontua o secretário, Ricardo Bertolucci. 

NÃO PERCA: FESTIVAL DE CINEMA: Ingressos para noite do Educavídeo já estão disponíveis; confira pontos de troca

Números alcançados são comemorados

Após uma baixa na movimentação no começo do inverno, a retomada deste mês é comemorada nos empreendimentos hoteleiros. Uma das maiores redes da cidade, a Laghetto Hotéis, relata o crescimento no número de reservas, após um trabalho envolvendo diárias estendidas e até promoções e cartas de crédito.

"Em julho estamos alcançando uma ocupação de cerca de 70%, mas o final de semana foi extremamente bem vendido, com ocupação na casa dos 90% a 95%", pontua a gerente de vendas, Carina Santos.

"Teremos ainda momentos desafiadores, porque hoje o que impede o movimento de estar maior é realmente como chegar até aqui por causa do aeroporto," complementa a profissional. 

TRAGÉDIA: "Para a gente, sempre vai ser nosso bebê": quem era a vítima de acidente de trabalho em São Francisco de Paula

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas