GRAVAÇÕES
História do teatro em Canela será resgatada através de documentário
Produção foi contemplada em edital no final de 2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo
Última atualização: 29/05/2024 11:01
Com texto e direção de Lisiane Berti, um documentário será produzido para resgatar a história do teatro em Canela. A produção foi contemplada em edital no final de 2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A obra será gravada no próprio Teatro Municipal, conhecido como Teatrão e local que foi casa de inúmeras peças ao longo das décadas.
Denominada "A História do Teatro em Canela", a produção mostrará como as artes cênicas sempre estiveram presentes no contexto da comunidade canelense desde os anos 20, com saraus realizados nas antigas casas coloniais.
A cidade consolidou-se como um berço de talentos. Grupos de amigos de teatro se formavam, escolas abraçavam a arte e o resultado era um verdadeiro fervor pela cena teatral. Exemplo são o Festival Internacional de Teatro de Bonecos e o Festival de Teatro, eventos que marcaram época em Canela. Atualmente, eles não são mais executados, mas deixaram um legado na memória dos moradores.
O documentário trará depoimentos, registros históricos e curiosidades. Personalidades como Glenda Viezzer, Nilda de Athaides, os bonequeiros Bete Bado e Charles Leão Rodrigues, os historiadores Olmiro dos Reis e Marcelo Veeck participam.
" É uma emoção muito grande reviver a rica história do teatro em Canela. Cada entrevistado que pisava no Teatro municipal era um mergulho e um resgate de momentos que moldaram a cena teatral local. Uma produção que celebra o passado e inspira as novas gerações, traz um pouco do nosso pertencimento, da nossa identidade e nos faz alguns questionamentos: tivemos tantos eventos importantes, será mesmo que não podemos retomar em outros moldes o que sempre foi nosso legado? O teatro", afirma Lisi.