abc+

INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO: Alerta é de chuva com granizo em cidades do RS neste início de semana

Condição climática desta semana pode trazer ao Estado o maior episódio de chuva desde as enchentes catastróficas de maio

Kassiane Michel
Publicado em: 23/09/2024 às 07h:19 Última atualização: 23/09/2024 às 07h:20
Publicidade

A semana começa com tempo instável no Rio Grande do Sul e tem alerta para chuva com granizo para muitas cidades até o fim do dia. A condição climática desta semana pode trazer ao Estado o maior episódio de chuva desde as enchentes catastróficas de maio. A Defesa Civil trambém alerta para temporais no RS.

Alerta é de chuva com granizo em cidades do RS neste início de semana | abc+



Alerta é de chuva com granizo em cidades do RS neste início de semana

Foto: MetSul/Reprodução

A MetSul Meteorologia alerta que para risco muito alto de granizo no RS nesta segunda-feira (23), principalmente entre a tarde e a noite. O fenômeno pode atingir um grande número de cidades, por efeito de uma frente quente que marca o começo de um grande episódio de instabilidade no território gaúcho e no Uruguai.

Ocorrerá granizo pois uma frente quente se forma hoje no Oeste e no Sul do Estado e causa chuva forte, raios e granizo isolado de variado tamanho. “Parte da instabilidade alcança pontos do Centro e do Leste do estado, podendo se estender a regiões como a Grande Porto Alegre, Serra e o Litoral Norte. Já no Noroeste e no Norte do estado, o tempo firme predomina com sol, nuvens e muita fumaça de queimadas”, destaca a MetSul.

LEIA TAMBÉM: Primavera começa com temperaturas típicas do auge do verão causadas por onda de calor intensa

Nesta segunda, faz calor e as máximas podem chegar a 35°C na Metade Norte. Já no Vale do Sinos, as temperaturas devem chegar a 29°C.

As regiões com maior risco de granizo serão o Oeste e o Sul do território gaúcho, mas frentes quentes tendem a se curvar para Leste, assim que podem esperados temporais de raios e granizo também na região da Lagoa dos Patos e entorno, no litoral, na Grande Porto Alegre, parte dos vales, e em pontos do Centro do Estado e da Serra.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Mesmo que o granizo tenda a ser de pequeno diâmetro, “é altamente provável que isoladamente possa ocorrer granizo de mediano a grande tamanho, até com potencial de danos em estruturas”, explica a MetSul. A instabilidade com risco de granizo segue até quarta-feira. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade