abc+

CULTURA

Nóia Gráfica reúne artes plásticas, música e oficinas gratuitas neste final de semana

Grafiteiro Felipe Risada, rapper Zilladxg e artista plástica Lorena Toniolo estão entre as atrações do evento

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 05/09/2024 às 13h:14 Última atualização: 05/09/2024 às 13h:47
Publicidade

A 2ª Nóia Gráfica ocorrerá neste sábado (7) e domingo (8), das 10 às 19 horas, na Casa das Artes – Avenida Primeiro de Março, 59, no Centro de Novo Hamburgo. O evento conta com 50 expositores que vão comercializar pôsteres, adesivos, quadros, roupas customizadas e demais itens artísticos feitos principalmente através de serigrafia, xilogravura,  stencil e impressões em geral. Além disso, serão oferecidas seis oficinas abertas ao público e duas atrações musicais. A Nóia Gráfica 2 estará aberta para visitação gratuita nos dois dias.

Edição de 2023 também ocorreu na Casa das Artes | abc+



Edição de 2023 também ocorreu na Casa das Artes

Foto: Divulgação/Bettina Gehm

Dois bate-papos entre o público e artistas também estão na programação da feira. Um dos convidados é  o paulistano Felipe Risada, grafiteiro e designer gráfico reconhecido nacionalmente na área. Há quase duas décadas, Risada percorre as ruas de São Paulo munido de rolinho e tinta látex, deixando sua marca por muros e paredes. Os desenhos de traços simples lembram carrancas e figuras rupestres misturadas com o cotidiano nas grandes cidades.

O outro bate-papo será com a artista plástica Lorena Toniolo, graduada em Artes Visuais e mestranda em Processos e Manifestações Culturais. Nascida e criada entre Brasil e Uruguai, Lorena busca materializar, através das pinturas, cenas do cotidiano brasileiro de forma multicolorida. Utiliza o lambe-lambe e a  pintura como principais formas de expressão.

No sábado, a música ficará por conta do DJ Negro P. Em carreira solo desde 2012, ele idealizou e  promoveu festas como a Afro Soul, destinada a músicas da cultura negra.

Para o domingo, está marcado o show do rapper Zilladxg, que integrou durante sete anos a O.C.L.A. (Orquestra Celestial do Livre Arbítrio). A banda gaúcha teve destaque nacional mesclando música erudita, jazz, samba e a polirritmia africana com linguagem e poesia forte do RAP. Como beatmaker, Zilla possui trilhas compostas para vídeos de skate, programas de televisão e curtas-metragens, além de ter suas produções inseridas em coletâneas especializadas ao redor do Brasil, Alemanha e Portugal. Desde 2016, atua junto ao coletivo cultural Stay Black, que trabalha pela visibilidade e promoção de artistas negros no Sul do Brasil, e com ele foi selecionado no edital Natura Musical de 2019.

Para conhecer os artistas que estarão presentes como expositores da feira, o público pode
acompanhar o Instagram @noia.grafica.

Oficinas

Além de fomentar o setor cultural gaúcho, fragilizado após a catástrofe climática que atingiu o Estado, um dos propósitos da Nóia Gráfica é proporcionar atividades gratuitas ao público. Durante o sábado, serão oferecidas oficinas de papel reciclado, confecção de adesivos e desenho. Já no domingo, os  visitantes poderão participar de oficinas de colagem criativa, ilustração em giz pastel e xilogravura.

As oficinas serão ministradas por artistas independentes e trabalhadores do setor cultural. As inscrições para cada atividade serão realizadas nos dias do evento.

Em paralelo ao evento na Casa das Artes, a Nóia Gráfica feira também vai oferecer uma oficina de muralismo para crianças participantes de projeto social e outra de grafitti para pessoas com mais de 60 anos. As atividades serão realizadas na Sociedade Cruzeiro do Sul, tradicional escola de samba de Novo Hamburgo.

Sobre a feira

Esta é a 2ª edição da Nóia Gráfica, feira que tem o propósito de intensificar o contato e a troca de ideias  entre artistas locais e o público. Com as premissas da diversidade e de amplificar a contribuição de Novo Hamburgo para o setor cultural, o evento garantiu um percentual de vagas de expositores para artistas da cidade e para populações minorizadas.

A 1ª edição do evento, em 2022, reuniu um público de 350 pessoas em um único dia de feira. A Casa das Artes, que já sediou a 1ª Nóia Gráfica e vai ser novamente o local esta edição, conta com toda a  estrutura necessária e fica no Centro da cidade, em frente ao terminal de ônibus e perto da estação de trem, facilitando o acesso pelo transporte público.

Para este ano, a expectativa de público gira em torno de 600 visitantes. Pela segunda vez, o projeto da Nóia Gráfica é financiado pelo Fundo de Cultura de Novo Hamburgo, selecionado no Edital de Fomento Artístico 03/2023, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.

Programação

Sábado (07/09)

10 horas – Abertura

10h30 – Oficina de papel reciclado, com Jukka

14 horas – Oficina de confecção de adesivos, com Loba

15h30 – Oficina de desenho, com Felipe Xavier

17 horas – Show com DJ Negro P

18 horas – Bate-papo com Felipe Risada

 

Domingo (08/09)

10 horas – Abertura

13 horas – Oficina de xilogravura, com Tôni Rabello

14h30 – Oficina de colagem, com Ana Rebellatto

16 horas – Oficina de ilustração em giz pastel, com Faheana Thönnigs

17h30 – Bate-papo com Lorena Toniolo

18h30 – Show com Zilladxg

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade