TRANSPORTE

"Estou esperando mais de três horas": seguem os atrasos nas novas linhas de ônibus em Novo Hamburgo

Entenda o que está ocorrendo com a mudança da empresa de transporte público

Publicado em: 27/04/2024 20:04
Última atualização: 28/04/2024 15:52

No primeiro dia de operação dos novos ônibus em Novo Hamburgo, um marco de modernização e melhoria no transporte público, também se transformou em um caos para passageiros de algumas linhas.


Moradores falam sobre atraso no ônibus de Novo Hamburgo Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

No sábado (27), pela manhã, moradores dos bairros Canudos, Boa Saúde e Ideal, tanto da zona leste (verde) quanto da zona oeste (amarelo) do novo sistema MixMob, operado pela Viação Santa Clara (Visac/RS), enfrentaram longos períodos de espera em paradas de ônibus.


Moradores falam sobre atraso no ônibus de Novo Hamburgo Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

“Estamos no primeiro dia, começamos em um sábado, justamente um dia mais calmo, para podermos avaliar. Amanhã continuaremos fazendo o acompanhamento. Ainda temos o domingo para fazer ajustes, acredito que amanhã vá melhorar a situação”, explica a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira.

A Prefeitura e a Visac confirmaram os atrasos, atribuindo-os à desistência de oito condutores que assumiriam algumas das linhas. Segundo as autoridades, o serviço seria normalizado ainda pela manhã, mas a promessa não se concretizou.

Espera de horas

Durante a tarde de sábado, o problema continua. Moradores de Novo Hamburgo, no Paradão do Centro, relatam o tempo de espera.

Claudio Borba, de 55 anos, que trabalha na construção civil, conta que está desde as 11h esperando ônibus Rincão: “Estou esperando mais de três horas. Desse jeito, terei que ir embora para casa a pé. Teve um rapaz da empresa que colocou os cartazes ali, com o horário, 13h30, era para chegar outro ônibus, e não veio. Imagina a tristeza que dá. Estou cansado, tenho meus bichinhos para tratar em casa”, disse ele.

Outra passageira, Bruna da Silva Matielo, de 23 anos, relatou como os atrasos a afetaram em seu trajeto para o trabalho: “Cheguei na parada 6h05, quando chegou 7h, precisei desistir de esperar, tive que chamar o Uber, se não ia me atrasar para o trabalho. Todos que estavam comigo na parada, acabaram pegando o Uber porque o ônibus não apareceu. Agora estou esperando o Rincão desde 12h20, e são 14h30”, disse ela.

Janice Rodrigues, de 48 anos, e Roselei Corrêa, de 56 anos, também compartilharam suas frustrações, esperando pelo ônibus Roselândia: “Vamos desistir de pegar ônibus, porque a outra rota do ônibus velho já era demorado, mas não era tanto como esse aqui”, disseram as moradoras.

Nota oficial da Visac 

"Logo no início de manhã deste sábado, 27/04, alguns motoristas escalados se negaram a cumprir a escala, ocasionando atraso que se refletiu ao longo da manhã. No total, 23 motoristas deixaram de cumprir seus horários. A equipe de apoio foi acionada.

A Visac-RS informa que muitos usuários com benefício de gratuidade apresentaram problemas cadastrais e foram orientados a procurar a MixMob. Nenhum ficou sem transporte, mas houve atraso porque eles precisaram entrar pela porta de trás. Também foi constatado um grande número de idosos que paravam os ônibus em busca de informações.

Neste momento estamos trabalhando na revisão detalhado da escala, criando plano de ação para minimizar qualquer impacto neste domingo, 28/04, e especialmente na segunda-feira. Também contamos com a sensibilidade dos motoristas para com o público e que qualquer debate sobre as dificuldades de operação não reflitam no cotidiano dos usuários.

A Visac-RS está engajada em oferecer o melhor em transporte público para o usuário de Novo Hamburgo. Um dos diferenciais é o sistema “anjo da guarda”, que impede a movimenta do ônibus enquanto as portas não estiverem totalmente fechadas, para segurança do passageiro. Isso gera impacto no tempo de parada, pois os motoristas não tinham o uso desta solução e estão em fase de adaptação.

Nossa equipe está mobilizada 24 horas por dia. No entanto, problemas de última hora, como o ocorrido com a negativa de motoristas de cumprir a escala, impediram uma melhor entrega ao cidadão.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas