abc+

DEBATE

ELEIÇÕES: O que disseram os candidatos à Prefeitura de Dois Irmãos no debate

Os assuntos discutidos durante o debate incluíram a área da saúde, propostas para as comunidades rurais, habitação, emprego, entre outros

Laura Rolim
Publicado em: 29/08/2024 às 21h:56 Última atualização: 29/08/2024 às 21h:57
Publicidade

O sexto debate promovido pela Central Grupo Sinos de Eleições, na manhã desta quinta-feira (29), contou com a participação dos quatro candidatos à prefeitura de Dois Irmãos.

ELEIÇÕES: Ouça agora o primeiro episódio do podcast Central Grupo Sinos de Eleições

Os candidatos de Dois Irmãos Mauro, Jerri, Cleri e Rogerio | abc+



Os candidatos de Dois Irmãos Mauro, Jerri, Cleri e Rogerio

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O encontro entre Cleri (PDT), Jerri Meneghetti (PP), Mauro Rosso (PL) e Rogerio Dapper (Republicanos) marcou a primeira discussão propositiva de ideias entre os prefeituráveis da campanha. Dividido em três blocos, os candidatos trataram de assuntos como saúde, propostas para as comunidades rurais, habitação e emprego.

VEJA ESSA: Como será a disputa nos municípios com apenas um candidato a prefeito

O primeiro bloco do debate foi marcado pelo embate direto entre os candidatos Jerri Menegheti e Mauro Rosso, que trocaram perguntas sobre a área da saúde, mais especificamente sobre o Hospital Municipal e sobre a implementação de acesso às comunidades rurais.

Na primeira rodada de perguntas com tema livre, o primeiro sorteado a perguntar foi o candidato Mauro Rosso, que questionou o atual prefeito, Jerri Menegheti, sobre os problemas de atendimento na área da saúde da cidade. “Pelo que consta, de janeiro até julho, já foram investidos R$ 9,4 milhões dentro do Hospital. Qual a resposta que se dá ao nosso povo sobre essa situação, que parece descaso, parece negligência de um investimento alto que está se fazendo, ou é incompetência da administração da empresa que está lá?”.

ELEIÇÕES: Candidatos à prefeitura de Dois Irmãos fazem avaliação do primeiro debate da campanha

O candidato Jerri, então, citou a passagem que o candidato Mauro teve no Hospital da cidade, em 2012, quando foi administrador. “Quando o hospital foi comprado pela administração em que o senhor era vice-prefeito e que não foi pago, entrou um processo contra a Prefeitura, e tivemos que resolver a questão legal. Agora, recentemente, fizemos um novo processo licitatório, de acordo com as recomendações do Tribunal de Contas, e o Instituto Ana Nery, hoje, tem melhorado seu trabalho constantemente. Temos pesquisas que demonstram isso, como o nível de reclamação quando entraram e neste atual momento. O recurso, sim, é investido e vamos investir quanto acharmos necessário, porque é uma das nossas prioridades. E a saúde tem melhorado diuturnamente no nosso município”, reforçou.

Depois, foi a vez do candidato Rogerio Dapper destinar sua pergunta para o candidato Cleri, questionando qual seria as propostas para o esporte da cidade. O candidato respondeu que o setor é um dos que mais reúne pessoas na cidade. “Dois Irmãos necessita de um ginásio de esportes onde consiga evoluir essa capacidade no esporte. Falta muito investimento no esporte. Dentro do nosso plano de governo, temos a construção de um ginásio de esportes que tenha capacidade de até 5 mil pessoas”, disse durante o debate.

O terceiro a perguntar foi o candidato Jerri Menegheti, que indagou o candidato Mauro Rosso, citando a proposta do candidato no plano de governo sobre a implementação de acesso às comunidades rurais. Ele perguntou ao Mauro no que consiste a proposta. O candidato então, respondeu que “na última conversa que tivemos com o sindicato dos produtores rurais, dentre tantas demandas, também temos o acesso às comunidades rurais, como patrolament Queremos que o produtor produza e tenha um escoamento dessa produção, com uma facilidade melhor”, respondeu.

ELEIÇÕES: Candidatos à prefeitura de Dois Irmãos fazem avaliação do primeiro debate da campanha

Já no fim do primeiro bloco, foi a vez do candidato Cleri perguntar ao candidato Rogério Dapper sobre as propostas para a área da saúde, principalmente para o Hospital. Cleri, respondeu que é preciso trabalhar para que os funcionários tenham humanização, excelência no atendimento e aumentar a capacidade e atendimento na chegada dos pacientes. “Temos que trazer humanização para Dois Irmãos”, respondeu.

Na rodada seguinte de perguntas com tema livre, o candidato Cleri destinou a pergunta a Jerri Menegheti, sobre o plano para a área de habitação. “Qual é o teu plano para o próximo ano? É continuar dizendo que vai fazer ou você vai fazer esse loteamento para o pessoal que precisa de Bela Vista? Pois o maior déficit do município é na área da habitação”, indagou.

LEIA TAMBÉM: Prefeito do Caí abre mão da disputa pela reeleição; entenda os motivos da decisão

O candidato Jerri, então, explicou que, com a mudança do Programa Minha Casa Minha Vida, os valores que as famílias precisavam aportar de entrada era muito alta, o que inviabilizou a inscrição do número mínimo para liberação do programa. “Agora, com o governo Lula, que voltou com o Projeto Habitacional, fizemos a inscrição e reformulação, e esse projeto está novamente modificado para atender a legislação federal. Em seguida, quando estiver tudo certo, e o governo Federal mantendo o projeto habitacional, certamente as pessoas receberão essas moradias”, garantiu o candidato à reeleição.

Na próxima pergunta, novamente o tema da habitação esteve no foco do debate. O candidato Mauro Rosso perguntou ao candidato Cleri sobre as questões de moradia da cidade. “Como é que o senhor observa a morosidade e descaso com a questão social? Pois muitos moradores estão carentes de habitação na cidade”, indagou.

O candidato Cleri, então, respondeu que “habitação, saúde e esporte são fundamentais numa sociedade”. E disse faltar agilidade, habilidade e conhecimento por parte da gestão atual para tirar as propostas de habitação do papel. 

Na terceira rodada, o candidato Rogério Dapper, perguntou para o candidato Mauro sobre o turismo na cidade. “O que podemos fazer para melhorar o turismo da cidade e segurar o turista na cidade?”. Rogério, respondeu, então, que a cidade já tem suas festividades características. “Essas questões têm que ser estudadas, discutidas com a comunidade, porque requer recursos e requer prioridades. Não se pode criar uma festividade sem que tenha a ver com o viés cultural do município”, completou.

A última rodada contou com o questionamento de Jerri Meneghetti ao candidato Rogério Dapper sobre a proposta de implementação de iluminação LED em todo o município, incluída no plano de governo do candidato. “Você pode nos falar mais sobre essa proposta?”. Rogério respondeu que é preciso ampliar a iluminação pública, principalmente em áreas solicitadas pela população.

Assista ao debate completo:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade