abc+

FESTA DA BERGAMOTA

Chope, cuca, docinho e geleia: Delícias da fruta atraem visitantes na Festa da Bergamota; veja fotos

Após seis anos sem acontecer, 22ª edição do evento marca a reconstrução de São Sebastião do Caí

Publicado em: 21/09/2024 às 18h:11 Última atualização: 21/09/2024 às 18h:11
Publicidade

Para os apaixonados por bergamota, a 22ª Festa da Bergamota e das Flores, em São Sebastião do Caí, é o destino certo. Entre inúmeras atrações e atividades, os quitutes da protagonista do evento são um dos principais diferenciais. A fruta está presente em chopes, cucas, bolos, geleias, bolachas, docinhos e muito mais. Com programação até este domingo (22), o evento será encerrado com show de Luan Santana.

PREVISÃO DO TEMPO: Inmet emite alerta de onda de calor para parte do Brasil; cidades do RS devem ser atingidas

Bolos, cucas e bolachas de bergamota fazem sucesso no estande de Carolina Weber. | abc+



Bolos, cucas e bolachas de bergamota fazem sucesso no estande de Carolina Weber.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

O último final de semana da festa promete fechar com chave de ouro o evento que marca a reconstrução da comunidade caiense após o período de cheias. A agricultora Carolina Weber ficou surpresa com as vendas de bolos, cucas e bolachas de bergamota, que superaram as expectativas da família. “Está até faltando produto, pois estamos vendendo tudo”, afirma.

A autoestima dos moradores de São Sebastião do Caí tem sido elevada com a realização do evento. O expositor Tavinho Lamb, que aposta no chope de bergamota como carro-chefe de seu estande, acredita que a comunidade abraçou o município. “No início, cheguei a ir contra a festa porque achei que não estávamos prontos, mas felizmente fizeram o evento. São Sebastião do Caí nunca teve uma festa dessa dimensão, valorizou muito a nossa cidade e comunidade”, conta.

Chope de bergamota é o carro-chefe da produção do expositor Tavinho Lamb. | abc+



Chope de bergamota é o carro-chefe da produção do expositor Tavinho Lamb.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Além dos quitutes que dão água na boca para os visitantes, a venda da fruta in natura também tem feito sucesso. Marcada inicialmente para ocorrer em maio, o adiamento da Festa da Bergamota devido a enchente prejudicou a safra da fruta, mas isso não foi motivo para desanimar os produtores.

TRENSURB: Saiba o que falta para que os trens retomem a circulação até o Mercado Público

O estande da cooperativa Coopervalecai é um dos mais agitados do evento. Com venda de bergamotas e algumas delícias derivadas da fruta, a movimentação intensa de visitantes agrada os expositores. “As vendas de frutas têm sido ótimas, a comunidade está participando em peso da festa”, destaca o vendedor Marcelo Luís Marek.

Venda da fruta in natura também movimenta visitantes.  | abc+



Venda da fruta in natura também movimenta visitantes.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Produtos aromatizados

Contudo, não são apenas as comidas e bebidas de bergamota que brilham os olhos. A criatividade corre solta entre expositores, como a agricultora Selma Regina Amorim Severo que trouxe para o evento velas e sabonetes aromatizados da fruta. “Pensamos em inovar, por isso trouxemos essa proposta para o evento. Num momento de reconstrução como esse, é importante empreender”, disse.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Festa da reconstrução

Após episódios tristes devido às enchentes que atingiram São Sebastião do Caí nos meses de novembro e maio, a 22ª Festa da Bergamota e das Flores marca a reconstrução da comunidade. Segundo o presidente do evento, Elton Sebastiany, os caienses estão de mãos dadas pela remontada da economia local. “Nesse momento em que a cidade saiu de vários problemas de enchentes, fizemos uma grande festa para mostrar o potencial da agricultura, do comércio local e também a nossa força”, afirma.

22ª Festa da Bergamota marca a reconstrução de São Sebastião do Caí. | abc+



22ª Festa da Bergamota marca a reconstrução de São Sebastião do Caí.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

A retomada da festa, que começou no dia 13 de setembro, após seis anos sem acontecer, superou as expectativas da organização. A aposta para esta edição foi em novidades como a Vila Germânica, criada para homenagear os 200 anos da imigração alemã no Brasil, e o Espaço Coopera, onde 29 empresas de São Sebastião do Caí expõem seus produtos e serviços. “A expectativa de público foi acima da média que tínhamos pensado para o evento”, pondera Sebastiany.

Moradoras do município, as amigas Cleo Chiesa e Luana Richter aproveitaram o tempo bom deste sábado (21) para curtir o evento. “A festa está perfeita e bem organizada, o povo precisa vir mesmo e aproveitar depois da situação tão triste que vivemos”, disse Cleo.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade