abc+

SÃO LEOPOLDO

Abrigo de cães resgatados da enchente é fechado e foco agora é adoção de animais do Canil

Força-tarefa garantiu novos lares para cães que estavam no prédio do Carrefour, que precisou ser entregue nesta segunda-feira (9)

Renata Strapazzon
Publicado em: 09/09/2024 às 14h:11 Última atualização: 09/09/2024 às 14h:13
Publicidade

Quase quatro meses após ser cedido para servir de abrigo para animais resgatados da enchente em São Leopoldo, o prédio do Carrefour, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, no bairro São José, foi desocupado e entregue nesta segunda-feira (9). No fim de semana, uma verdadeira força-tarefa entre voluntários, Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (Combem), Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) e Ministério Público garantiu novos lares para os animais remanescentes.

Apenas três animais que seguiam no abrigo na manhã desta segunda-feira (9) deveriam ser levado ao Canil



Apenas três animais que seguiam no abrigo na manhã desta segunda-feira (9) deveriam ser levado ao Canil

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Dessa forma, eles não precisaram ser levados para outra cidade. Na semana passada, quando ainda haviam no abrigo 112 animais, a Prefeitura realizou uma dispensa especial de contratação para a escolha de uma empresa especializada para tomar conta dos animais. Propostas de empresas de Lajeado e de Viamão estavam sendo analisadas.

Parte desses animais, pelo menos 18 deles, foram adotados em uma ação sábado (7), na Praça dos Brinquedos e no próprio abrigo. Outros foram acolhidos em casas de passagem e outros ainda seguirão para São Paulo e para o Rio de Janeiro por meio do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD).

LEIA TAMBÉM: Usuários comentam mudanças no transporte público de Esteio

Até a manhã desta segunda-feira (9), durante a desmontagem do abrigo, apenas três cães permaneciam no local e, segundo a titular da Sempa, Solange Biegelmeyer, seriam levados ao Canil Municipal. “Agora precisamos de uma grande mobilização pelos animais que estão no Canil, para que eles também consigam um novo lar, uma adoção responsável”, diz.

Conforme Solange, o canil conta, atualmente, com cerca de 180 cães. Interessados em adotar um novo amigo do Canil podem entrar em contato com a Sempa por meio do WhatsApp (51) 98924-7903 ou ligar no número (51) 2200-0448 de segunda a sexta-feira, das 9 às 14 horas, e agendar uma visita ao local. O atendimento presencial ocorre no mesmo horário, na sede da Sempa, na Rua Eduardo de Almeida, 1.340, bairro Vicentina. Para efetuar a adoção, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade